Brasil alcançou 6ª posição no ranking global de geração de energia solar

O Ministério de Minas e Energia (MME) celebrou a conquista histórica do Brasil de 50 gigawatts (GW) de capacidade instalada operacional em energia solar, abrangendo tanto a micro e minigeração distribuída (MMGD) quanto a geração centralizada.

Fonte: ABSOLAR

A informação foi divulgada nesta terça-feira (26/11) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com esse importante marco, o Brasil alcança a 6ª posição no ranking global, ao lado de grandes potências como China, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Japão.

“O Brasil comemora com orgulho essa importante conquista no setor de energia renovável. Atingimos um marco significativo que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a transição energética. Graças ao esforço conjunto do governo, das empresas do setor e da sociedade, o país se consolida como um dos líderes globais em energia solar.

Essa marca é o resultado de muito trabalho e da nossa determinação em investir em fontes limpas e eficientes, que garantem não apenas a segurança energética, mas também geram empregos e fomentam a inovação tecnológica. A energia solar desempenha um papel essencial no futuro do Brasil, e continuaremos avançando para que nossa matriz energética seja cada vez mais diversificada e sustentável”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.